Atendendo alunos, professores, usuários e moradores do entorno, os 45 Centros Educacionais Unificados e o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis passam a formar a maior rede de acesso sem fio gratuita do país
Nesta quarta-feira (3 de outubro), a Prefeitura de São Paulo lançou uma nova etapa do programa de tecnologias da Rede Municipal de Ensino. É o Escola 2.0: Internet Sem Fio Grátis nos CEUs. Em funcionamento nos 45 Centros Educacionais Unificados da capital e no Centro Educativo e Cultural de Heliópolis, as redes oferecem acesso gratuito à internet não apenas à gestão, escolas, alunos, professores e usuários: elas chegam também às comunidades.
Com no mínimo dois links de acessos em cada centro educacional, para evitar a queda de sinal, e alcance médio de 300 metros para fora dos CEUs, as 46 novas redes têm público estimado de até 800 mil usuários, que poderão navegar na internet com segurança e sem gastar nada. É a formação da maior rede gratuita de acesso sem fio à internet do país.
A implementação começou no início deste ano, quando as estruturas de cada CEU foram avaliadas, para definir os pontos ideais para a instalação dos Access Points das unidades. O segundo passo foi a instalação dos equipamentos, da infraestrutura e a realização de testes para verificar o funcionamento das redes, que entraram em funcionamento no mês de setembro. Ao ganhar estabilidade, elas aumentam também a velocidade. Hoje, 11 pontos já atingiram mais de 8 Mbps (megabits por segundo), com capacidade para aumentar ainda mais.
Todas as equipes gestoras dos centros educacionais estão passando por formação junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) para monitorar suas redes e orientar a população sobre o uso.
Para acessar o sinal gratuito sem fio dos CEUs, basta ir até a gestão da unidade e pedir o nome do usuário e senha.
Internet sem fio também nas escolas - As redes de acesso sem fio à internet também chegaram às Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo. Além das EMEFs dos CEUs, as outras 490 unidades já receberam equipamentos e 232 delas já contam com o ambiente virtual seguro para navegar e desenvolver projetos.
Atrelados à chegada da internet sem fio, outros projetos inovadores passam a fazer parte da rotina dos alunos e profissionais da rede municipal. Após participarem de formação específica, os professores usarão o tablet como instrumento de ensino. O diário de classe em papel, aos poucos, vai deixar de existir e os docentes usarão os aparelhos para registrar a lista de presença, descrever a metodologia, a estratégia e os materiais usados em uma determinada aula. Estão sendo distribuídos 8 mil tablets – um para cada sala de Ensino Fundamental ,– que ficam na escola, à disposição dos educadores.
Cerca de 3 mil novos projetores também foram distribuídos para todas as escolas da rede, CEUs e setores administrativos da secretaria. Os equipamentos, que também contam com acesso à internet, unem as características de um computador (com leitura de arquivos, entrada para pen-drives e outros programas que podem auxiliar o professor) com a projeção de imagens com alta qualidade. São as tecnologias a serviço da pedagogia.
Alunos, pais e educadores em uma só rede - Desde o mês de agosto, estudantes dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, seus pais e professores ganharam uma rede virtual só deles. É o Portal Interativo, que conta com sequências didáticas que complementam o trabalho feito em sala de aula nas disciplinas de Português e Matemática. Desenvolvidos pela Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica da SME, seguindo as Orientações Curriculares, os exercícios são propostos virtualmente pelo professor e os alunos respondem durante as aulas no Laboratório de Informática ou em casa.
Por meio de gráficos e sínteses de resultados da classe e de cada criança, o educador consegue monitorar o desempenho dos alunos e aprendizagem dos conteúdos. Os pais também podem acompanhar o desempenho de seus filhos pelo Portal. Com uma senha (que é fornecida pela escola), é possível ver os resultados das atividades feitas pelo estudante e trocar mensagens com os professores.
Para ampliar ainda mais o trabalho feito nas escolas por meio do Portal Interativo, em novembro, as EMEFs dos CEUs e do Centro de Heliópolis vão receber 3.312 netbooks. Os equipamentos chegarão para o desenvolvimento de um projeto piloto, que visa a organização de salas interativas dentro das 46 unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário