Programa vai ao ar a partir das 10h30 na Rede Minas
As tecnologias estão presentes no dia-a-dia das pessoas e no ambiente escolar não poderia ser diferente. Nesse sentido, é necessário que os educadores saibam utilizar esses recursos tecnológicos a favor da construção do conhecimento. A partir de uma abordagem educativa, essas ferramentas tecnológicas podem estimular os estudantes a exercitem suas capacidades de selecionar o conteúdo, resolver problemas e transformar informação em conhecimento. As discussões dessa temática serão o tema do programa ‘Roda de Conversa’ deste sábado, com exibição a partir das 10h30, pela Rede Minas.
Com o tema ‘O uso pedagógico das tecnologias de comunicação e informação no ambiente escolar’, o programa reúne a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Juliane Corrêa, a designer instrucional de mídias educacionais da Secretaria de Educação Básica do ministério da Educação, Anna Christina Theodora Aun de Azevedo, e o oficial do setor de educação da Unesco, Sérgio Gotti.
Os três professores concordam que, para as novas tecnologias chegarem de forma eficiente nas escolas, não basta equipá-las. “Muitas escolas já estão equipadas, no entanto ainda temos dificuldade em verificar a implementação dessas tecnologias no resultado da aprendizagem. Elas já têm os últimos equipamentos tecnológicos, mas ainda não temos uma melhora do ensino e da aprendizagem”, afirma a professora Anna Christina.
Para a professora Juliane, o mais importante é aproximar o cotidiano de seus alunos fora da escola, onde eles já usam essas tecnologias, com o que acontece dentro da sala da aula. “Na medida em que colocamos isso como elementos positivos na formação humana a gente consegue achar as formas de incorporar as novas tecnologias. Passa por problemas mais complexos do que usar um equipamento ou não”.
Independente de como deve ser feito, o professor Sérgio acha que é importante implementar o uso dos equipamentos na escola. “É uma realidade mais do que evidente nessas crianças, na juventude, essa facilidade e interesse que eles têm nas novas tecnologias. Vem daí a questão de a escola alcançar o século XXI e se aproximar, trazer a escola para uma situação mais agradável para seus alunos”, ressalta. Ele ainda afirma que não é só o aluno que ganha com isso. “O conhecimento não é estanque. À medida em que o tempo passa, os jovens agregam um conhecimento dentro da sala de aula que, às vezes, é inovador para o próprio professor”.
Com tecnologia, o "Roda de Conversa" também está em outras mídias
O Roda de Conversa também está disponível na internet e pode ser assistido pelo Canal Minas Saúde na segunda-feira, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h.
Todos os programas também estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).
Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.
Fonte: Secretaria da Educação MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário