quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Robôs em sala de aula aumentam motivação dos alunos", diz educadora

Thiago Minami
Em São Paulo
Os robôs, dispositivos que executam ações próprias dos seres humanos, aumentam a motivação dos alunos para aprender conteúdos curriculares. Eles também podem ajudar a enxergar melhor conceitos abstratos de, por exemplo, física e matemática. É o que defende Silvana Zilli, especialista em tecnologia educacional na Brink Mobil, do Paraná. Na quinta-feira (19), ela faz palestra ás 18h30 no evento 18º Educar.
Há duas maneiras de se trabalhar a robótica na escola. A primeira é usá-la para apoiar o aprendizado de disciplinas como ciência e matemática. A segunda é, além da primeira, trabalhar também a tecnologia em si, agregando conteúdos extracurriculares à atividade.
Ambas as possibilidades “incentivam o trabalho em equipe e o raciocínio lógico”, diz Silvana. É importante que o uso da tecnologia seja acompanhado de questionamentos do tipo “quais os benefícios e os malefícios que as máquinas trazem ao homem” ou “como as máquinas podem ajudar resolver problemas atuais”.
“Mesmo escolas públicas, com pouco recursos, podem usar a robótica”, explica Silvana, que participou da implantação de um projeto nas Escolas do Amanhã, próximas a comunidades carentes do Rio. Segundo ela, os alunos se mostraram responsáveis no uso dos aparelhos e se empolgaram com as atividades. “Notamos uma melhora no desempenho escolar deles”, diz.

UOL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares