sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Plataforma de aprendizagem

O uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) na educação tem como base uma perspectiva contemporânea de ensino-aprendizagem, em que o aluno tem flexibilidade temporal e geográfica para estudar. Isso permite, por exemplo, que quem já esteja no mercado de trabalho possa cursar uma universidade e conciliar compromissos profissionais com os estudos.

Por meio das NTICs, as atividades de ensino-aprendizagem podem ser realizadas parcialmente a distância. No caso da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), os alunos matriculados na graduação e na pós-graduação têm acesso aos conteúdos específicos de cada curso na plataforma de aprendizagem na internet, onde podem acessar as ferramentas de interatividade com tutores e professores, o cronograma de atividades que devem cumprir, os programas-aula transmitidos pela Univesp TV e a lista de atividades individuais e em grupos.

Os alunos dos cursos oferecidos no âmbito da Univesp têm acesso à tecnologia também na forma presencial, nos polos instalados nas universidades parceiras do programa. Nestes locais os estudantes participam de atividades de aula, assistem aos programas da Univesp TV, recebem apoio pedagógico e são avaliados.


Em termos mundiais, as NTICs têm sido utilizadas com sucesso por diferentes países para a ampliação do acesso ao ensino superior. A proposta foi implantada com sucesso na Open University (Reino Unido), na Universidade Aberta da Catalunha (Espanha), na Universidade Virtual de Monterrey (México), na Télé-Université Québec (Canadá), na Universidade Virtual de Pays de la Loire (França), na Universidade Nacional de Educação a Distância (Espanha), e na Universidade de Harvard (Estados Unidos), entre outras.


No Brasil, a utilização de recursos tecnológicos no ensino superior tende a evoluir e acompanhar o ritmo mundial. As NTICs na educação trazem agilidade, acesso e flexibilidade aos processos educacionais. No caso do Programa Univesp, o modelo tecnológico contribui para ampliar o número de vagas no ensino superior público de qualidade no Estado de São Paulo e, mais especificamente, para capacitar professores que já atuam na educação básica.

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