A Internet tem se mostrado como uma das mais importantes ferramentas de comunicação criadas pelo homem ao longo da História. Graças a ela, a troca de informações e a pesquisa estão ao alcance de uns poucos cliques do mouse, e qualquer um de nós pode acompanhar quase instantaneamente os acontecimentos ocorridos nos mais longínquos rincões do Planeta.
Além disso, as redes sociais como o Orkut, o Facebook e o Twitter possibilitam a uma infinidade de pessoas uma intensa e permanente troca de informações pessoais, afetivas e profissionais até então desconhecida.
Mas nem tudo são flores na rede internacional de computadores. Muitas são as armadilhas colocadas no caminho de quem pretende usufruir dos serviços e recursos oferecidos na Internet.
Comecemos pelo e-mail phishing que nada mais é do que um meio para o roubo de identidade online. São em geral mensagens que solicitam que você clique em um link colocado ao final do texto. Se o fizer, muito provavelmente, terá seus dados pessoais e financeiros roubados.
Além do mais, os phishers podem infectar computadores com vírus e detonar o disco rígido do seu micro e causar prejuízos incalculáveis. Para evitar dissabores nunca clique sobre um link se não tiver certeza do que está fazendo. Em caso de dúvida, delete pura e simplesmente o e-mail. Se conhecer o remetente, tente contatá-lo para confirmar a procedência do endereço linkado no e-mail.
Mais um exemplo. Quantas vezes na vida você foi além da segunda ou terceira página nos resultados de pesquisa que seu navegador trouxe? Na maior parte das vezes, o que está lá é apenas lixo ou informação ruim. Se o Google, Bing e Yahoo, em vez disso, exibissem uma mensagem do tipo “Desculpe, mas não existe o conteúdo solicitado. Tente outra vez”, achamos que seria mais justo com os usuários desses serviços. O problema é que as empresas que oferecem os resultados das buscas também têm um grande interesse em anúncios e patrocínios que aparecem nas páginas desses resultados e procuram levá-lo a acessar o maior número de páginas possível.
A saída aqui é procurar estreitar o universo do que se procura. Os usuários do Google, por exemplo, podem usar filtros oferecidos pelo buscador, como buscas específicas por imagens, notícias e compras.
Conheça e saiba como evitar mais de uma dezena de armadilhas como essas acessando:
Dicas
Além disso, as redes sociais como o Orkut, o Facebook e o Twitter possibilitam a uma infinidade de pessoas uma intensa e permanente troca de informações pessoais, afetivas e profissionais até então desconhecida.
Mas nem tudo são flores na rede internacional de computadores. Muitas são as armadilhas colocadas no caminho de quem pretende usufruir dos serviços e recursos oferecidos na Internet.
Comecemos pelo e-mail phishing que nada mais é do que um meio para o roubo de identidade online. São em geral mensagens que solicitam que você clique em um link colocado ao final do texto. Se o fizer, muito provavelmente, terá seus dados pessoais e financeiros roubados.
Além do mais, os phishers podem infectar computadores com vírus e detonar o disco rígido do seu micro e causar prejuízos incalculáveis. Para evitar dissabores nunca clique sobre um link se não tiver certeza do que está fazendo. Em caso de dúvida, delete pura e simplesmente o e-mail. Se conhecer o remetente, tente contatá-lo para confirmar a procedência do endereço linkado no e-mail.
Mais um exemplo. Quantas vezes na vida você foi além da segunda ou terceira página nos resultados de pesquisa que seu navegador trouxe? Na maior parte das vezes, o que está lá é apenas lixo ou informação ruim. Se o Google, Bing e Yahoo, em vez disso, exibissem uma mensagem do tipo “Desculpe, mas não existe o conteúdo solicitado. Tente outra vez”, achamos que seria mais justo com os usuários desses serviços. O problema é que as empresas que oferecem os resultados das buscas também têm um grande interesse em anúncios e patrocínios que aparecem nas páginas desses resultados e procuram levá-lo a acessar o maior número de páginas possível.
A saída aqui é procurar estreitar o universo do que se procura. Os usuários do Google, por exemplo, podem usar filtros oferecidos pelo buscador, como buscas específicas por imagens, notícias e compras.
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