segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Escola não sabe usar tecnologia em sala de aula


Mariana Mandelli

Apenas 4% das Escolas públicas brasileiras têm computador dentro da sala de aula e 89% dos professores dessas instituições não se sentem preparados para usá-los na Educação. O cenário, que mostra que o computador ainda está mais ligado a atividades administrativas de diretores e coordenadores do que com a aprendizagem dos alunos, foi traçado por pesquisa da Fundação Victor Civita em parceria com o Ibope e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo apontou que o número de professores que usa a tecnologia com seus alunos é ainda pequeno - e, quando isso acontece, acaba sendo com maior frequência no laboratório de informática. Neles, foi encontrada a maior concentração de computadores dentro das Escolas - 74% têm essa estrutura.

Segundo os dados, cerca de 57% dos colégios têm até 20 computadores. Apesar de a maioria contar com os equipamentos de informática, 62% das Escolas acreditam que seus computadores são insuficientes para o uso dos professores.

"Apesar dos recursos não serem suficientes, eles existem, mas falta o preparo do professor para adequar essas linguagens aos conteúdos Escolares", afirma a diretora executiva da Fundação Victor Civita, Angela Dannemann.

O levantamento foi feito em 400 Escolas estaduais e municipais de ensino fundamental e médio, localizadas em 13 capitais brasileiras, como São Paulo, Rio, Manaus, Curitiba e Salvador. O objetivo foi mapear o uso do computador e da internet e investigar as modalidades de uso da tecnologia na Educação.

APRENDIZADO
professores que já desenvolvem projetos pedagógicos com computador afirmam que o rendimento dos alunos é muito maior. É o que a professora de Música Áudrea Martins, de 35 anos, observou nos seus 54 alunos.

Ela usou a internet para ouvir música contemporânea com os estudantes e, com a ajuda de um programa de informática, eles criaram suas próprias composições. "A tecnologia só leva ao aprendizado com a presença de um professor", acredita Áurea, que leciona em uma Escola pública em São Leopoldo (RS).

Pesquisadores também acreditam no benefício pedagógico da união entre Educação e tecnologia. "A Escola deve promover a alfabetização digital dos alunos para eles compreenderem o mundo globalizado", opina Mila Gonçalves, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 


Estadão
05/12/2009

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