O Ministério da Educação lançou, nesta segunda-feira, 2, o edital para inscrição, avaliação e precificação de tecnologias educacionais. O objetivo é avaliar e apresentar às redes de ensino as tecnologias educacionais já em uso e novos projetos tecnológicos voltados para educação. As tecnologias selecionadas serão incluídas no Guia de Tecnologias Educacionais, que terá vigência de quatro anos a partir da validação dos resultados de cada um dos quatro ciclos pelo Comitê Técnico instituído pelo MEC. Os interessados já podem se inscrever na Plataforma Evidências.
O Guia de Tecnologias Educacionais é um catálogo que contém tecnologias a serem utilizadas nas escolas públicas brasileiras, previamente aprovadas e precificadas por especialistas, com o objetivo de servir de referência no processo de aquisição desse tipo de material didático. O edital prevê avaliação em quatro ciclos de seis meses, garantindo um maior acesso ao processo de avaliação aos interessados. São aceitas tanto licenças de uso Recurso Educacional Aberto (REA) e Creative Commons.
São considerados tecnologias educacionais todos os sistemas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, compostos de um produto inovador, por exemplo, software ou hardware utilizado para trabalhar conteúdos educacionais específicos, que facilite as atividades educacionais de alunos, professores e gestores, oferecendo, quando necessário, orientações didáticas, de uso e de gestão para a efetiva adoção no ambiente escolar.
A elaboração do Guia de Tecnologias Educacionais será feita a partir dos resultados das avaliações pedagógicas e tecnológicas. Essas avaliações visam garantir acessibilidade, além da indicação de referenciais de preços que servirão para subsidiar as contratações no âmbito federal, estadual e municipal, garantindo um processo administrativo mais ágil e transparente em todos os níveis.
Os projetos podem ser voltados para todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais e finais – e ensino médio. E podem ser voltados para as modalidades escolar indígena, educação de jovens e adultos, educação do campo, educação especial e educação escolar quilombola.
A publicação do extrato do edital 25/2018 da Secretaria de Educação Básica do MEC foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 2. Os interessados podem acessar a Plataforma Evidências.
Confira o edital
fonte: MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário