Serão selecionados blogs com conteúdo exclusivamente pedagógico, voltado para matriz curricular
Os educadores interessados em fazer parte da Rede de Professores Blogueiros já podem enviar suas páginas para o Portal da Educação. Os blogs serão analisados por uma comissão da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e, caso atendam os requisitos pedagógicos, serão divulgados para toda a rede estadual de ensino.
- Faça aqui o seu cadastro
A iniciativa tem o objetivo de reunir páginas e trocar experiências positivas de educadores que utilizaram blogs para integrar tecnologia e sala de aula.
Serão selecionadas as páginas que tenham conteúdo exclusivamente pedagógico, voltado para as matrizes curriculares do Estado e que sirvam como uma ferramenta de aproximação entre professor e alunos. Além disso, a frequência de atualização da página também será levada em consideração.
Manual
Algumas dicas importantes podem ajudar os professores blogueiros e, até mesmo, encorajar aqueles que ainda pretendem criar suas páginas a colocar o plano em ação. Confira cinco sugestões para tornar o conteúdo publicado ainda mais interessante aos olhos dos estudantes.
1) Atualização
Não há nada mais desestimulante para o admirador de uma página do que encontrá-la sempre desatualizada. Com o tempo, os seguidores perdem o interesse e deixam de visitar o blog que não apresenta novidades. Para manter os alunos e outros leitores por perto, é recomendável atualizar a página, ao menos, duas vezes por semana.
2) Linguagem
No mundo virtual, a linguagem usada em sala de aula ganha nova roupagem. O vocabulário pode ser mais leve e, o mais importante, os longos textos de livros e apostilas devem ganhar versões mais enxutas. O ideal é publicar textos com parágrafos curtos, intercalados por espaços. A técnica evita que a página pareça “blocada” aos olhos de quem lê.
3) Formato
Na internet, imagens e vídeos tornam qualquer conteúdo mais atraente. Por isso, a dica é utilizar fotos para ilustrar os posts sempre que possível, assim como outros conteúdos como vídeos e podcasts.
4) Conteúdo
Para fazer parte da rede de Professores Blogueiros, é preciso utilizar o blog exclusivamente para divulgar conteúdo pedagógico. A página pode ser uma extensão da classe, mas não é necessário que todo o conteúdo seja reproduzido. O ideal é que a ferramenta seja uma forma de complementar o que é ensinado na escola, oferecendo, por exemplo, atividades extras ou indicações de sites relacionados à disciplina para a consulta dos alunos.
5) Ferramentas
Com as dicas em mãos, é hora de criar sua página. Existem ferramentas gratuitas e fáceis de usar para hospedar o seu blog. Entre as possibilidades estão as plataformas Wordpress e Blogger. Mãos à obra!
Os educadores interessados em fazer parte da Rede de Professores Blogueiros já podem enviar suas páginas para o Portal da Educação. Os blogs serão analisados por uma comissão da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e, caso atendam os requisitos pedagógicos, serão divulgados para toda a rede estadual de ensino.
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A iniciativa tem o objetivo de reunir páginas e trocar experiências positivas de educadores que utilizaram blogs para integrar tecnologia e sala de aula.
Serão selecionadas as páginas que tenham conteúdo exclusivamente pedagógico, voltado para as matrizes curriculares do Estado e que sirvam como uma ferramenta de aproximação entre professor e alunos. Além disso, a frequência de atualização da página também será levada em consideração.
Manual
Algumas dicas importantes podem ajudar os professores blogueiros e, até mesmo, encorajar aqueles que ainda pretendem criar suas páginas a colocar o plano em ação. Confira cinco sugestões para tornar o conteúdo publicado ainda mais interessante aos olhos dos estudantes.
1) Atualização
Não há nada mais desestimulante para o admirador de uma página do que encontrá-la sempre desatualizada. Com o tempo, os seguidores perdem o interesse e deixam de visitar o blog que não apresenta novidades. Para manter os alunos e outros leitores por perto, é recomendável atualizar a página, ao menos, duas vezes por semana.
2) Linguagem
No mundo virtual, a linguagem usada em sala de aula ganha nova roupagem. O vocabulário pode ser mais leve e, o mais importante, os longos textos de livros e apostilas devem ganhar versões mais enxutas. O ideal é publicar textos com parágrafos curtos, intercalados por espaços. A técnica evita que a página pareça “blocada” aos olhos de quem lê.
3) Formato
Na internet, imagens e vídeos tornam qualquer conteúdo mais atraente. Por isso, a dica é utilizar fotos para ilustrar os posts sempre que possível, assim como outros conteúdos como vídeos e podcasts.
4) Conteúdo
Para fazer parte da rede de Professores Blogueiros, é preciso utilizar o blog exclusivamente para divulgar conteúdo pedagógico. A página pode ser uma extensão da classe, mas não é necessário que todo o conteúdo seja reproduzido. O ideal é que a ferramenta seja uma forma de complementar o que é ensinado na escola, oferecendo, por exemplo, atividades extras ou indicações de sites relacionados à disciplina para a consulta dos alunos.
5) Ferramentas
Com as dicas em mãos, é hora de criar sua página. Existem ferramentas gratuitas e fáceis de usar para hospedar o seu blog. Entre as possibilidades estão as plataformas Wordpress e Blogger. Mãos à obra!
FONTE: SEESP
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