G1
Programas foram criados por pesquisadores da Unesp, UFSCar e USP.
Professores e alunos podem usar ferramentas gratuitas na internet.
Três universidades da região desenvolveram programas na internet que
ajudam professores e alunos de todas as idades aprender duas matérias
importantes e complicadas: matemática e português.
A ferramenta Ludo Primeiros Passos,
desenvolvida por pesquisadores da Unesp em parceria com a Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar), auxilia os professores no processo de
alfabetização dos alunos, entre 5 e 8 anos.
O jogo simples faz com que as crianças aprendam as primeiras palavras
do português, ligando figuras e palavras e completando com letras e
sílabas. “A gente tem vários jogos voltados para todos as idades. Também
pode ser usado na inclusão digital de adultos”, disse o pesquisador
Rener Baffa da Silva.
Ao todo, são cinco níveis de dificuldade. À medida que a criança vai acertando, passa de nível. o jogo faz parte do portal ludoeducajogos.com.br,
que em dois anos já teve mais de um milhão de acessos. “Nós estamos
indo até as escolas e as escolas estão vindo à universidade. Os
professores estão participando ativamente dos nossos jogos”, explicou o
coordenador do Instituto de Nanotecnologia da UFSCar e da Unesp, Elson
Longo.
Vários pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) também têm
desenvolvido aplicativos para ajudar no ensino da matemática, a mais
temida das matérias. “Fazemos o primeiro bimestre com matemática básica
mesmo, recapitulando os ensinamentos do ensino fundamental, pois isso
pode piorar e dificultar a física”, afirmou o professor de Matemática e
Física Guilherme Mourão Broca.
As ferramentas virtuais do site www.matematica.br/igeom
mostra as várias operações matemáticas de maneira bem didática. “A
computação é um ambiente muito livre e que tem muitos recursos,
permitindo a abordagem de um tema de várias maneiras diferentes. Como
cada criança tem um jeito diferente de lidar com a matemática, seria até
mais fácil você ter uma diversidade maior”, disse o estudante de
ciência da computação João Paulo Tannus de Souza.
Também é possível montar simulados personalizados com vários exercícios
para testar o desempenho dos estudantes, o que é um bom instrumento no
preparo para os vestibulares. “Primeiro o aluno pode fazer os
exercícios, o sistema vai identificar quais são as dificuldades e vai
preparar um plano de estudo para ele”, destacou o professor do curso de
Computação da USP São Carlos Seiji Isotani.
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