segunda-feira, 5 de julho de 2010
Telefónica e Wikipedia firmam acordo para educação em espanhol
G1:
Acordo prevê intercâmbio e a criação de conteúdo educativo em espanhol.
Wikipedia será incorporada ao catálogo de ferramentas educativas.
A Fundação Telefónica e a Wikipedia assinaram nesta segunda-feira (5) um acordo em Madri que prevê o intercâmbio e a criação de conteúdo educativo on-line em espanhol.
A Telefónica, por meio de seu serviço EducaRed, firmou acordo com a Wikimedia Foundation, organização que controla a líder em enciclopédias on-line, com o objetivo de incorporar a Wikipedia ao seu catálogo de ferramentas educativas e aumentar o conteúdo didático na rede em português e espanhol.
"Desejamos permitir que professores e alunos usem a Wikipedia como ferramenta de trabalho para utilização e geração de conteúdo em espanhol", disse Javier Nadal, vice-presidente executivo da Fundação Telefónica.
"O espanhol é um idioma cada vez mais presente na internet, mas ainda não atingiu a proporção que deveria", acrescentou Nadal. "Por isso nos parece tão importante desenvolver uma atividade conjunta com a Wikipedia".
A enciclopédia de acesso livre, cujo conteúdo é editado por uma comunidade mundial de voluntários, representa o quinto serviço virtual mais popular no mundo, de acordo com a empresa de pesquisas ComScore, recebendo mais de 370 milhões de visitantes por mês. O site possui 15 milhões de verbetes, em 256 idiomas; deste total, 700 mil são em espanhol.
De acordo com Sue Gardner, diretora executiva da Wikimedia Foundation, o acordo tem como principal objetivo fortalecer a infraestrutura da Wikipedia, até o momento hospedada em servidores de pequeno porte.
"Nossa intenção é estabelecer uma estrutura sólida que nos permita atingir o maior número possível de usuários e investir em nossos colaboradores e, especialmente, em projetos mundiais, incluindo países menos desenvolvidos, nos quais ainda não estamos muito presentes, como é o caso de Brasil, Índia e Oriente Médio", acrescentou.
Tanto Gardner quanto Nadal destacaram que buscam melhorar a qualidade da educação por meio de tecnologia da informação e comunicação, tanto na Espanha quanto na América Latina, impulsionando o conteúdo em espanhol e em português.
Clique para ler
Enciclopédia,
TIC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
- 
‘Localingual’ é uma plataforma gratuita e voluntária que possibilita ouvir vozes de diversas cidades do Brasil e do mundo Qual a diferenç...
- 
Parceria entre o MEC e a Fiocruz selecionará projetos que incentivem a inovação e o desenvolvimento tecnológico de pesquisas na área da Saúd...
- 
do INSTITUTO CLARO Criar um curso a distância demanda recursos para montar estrutura técnica e contar com pessoal capacitado, mas por ...
- 
O Projeto Currículo+, iniciativa integrante do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades da Secretaria da Educação do Estado de S...
- 
Terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 15:22 Alunos e professores do Centro Educacional 2 do Guará (CED 02...
- 
Acesso à internet e conhecimentos para lidar com os portais de educação são fundamentais para que a população possa usufruir da vasta quant...
- 
inovaDay O próximo encontro do inovaDay terá como tema “Educação – abordagens i...
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário