quarta-feira, 16 de junho de 2010

RJ Pais de alunos da rede pública já podem ver boletins pela internet

G1:
Boletim Online é lançado pela Secretaria estadual de Educação.
Rede Municipal vai ter aulas-digitais na internet no site Educopédia.

Neste mundo conectado, é comum ver uma criança, um adolescente, ensinar aos pais a utilizar a internet: acessar sites, mandar e-mails, baixar músicas. Mas é possível que, agora, muitos estudantes da rede estadual do Rio não queiram explicar aos pais como acessar o Boletim Online. Pelo menos aqueles alunos que receberem notas baixas.

O Boletim Online já está disponível no site da Secretaria estadual de Educação. Os pais só precisam colocar a matrícula e a data de nascimento do aluno, além de digitar uma senha fornecida pelo site.

Rosana Farias tem um filho matriculado na rede estadual, cursando o 2º Ano do Ensino Médio. “Eu já acessei o boletim na minha casa. A vida moderna nem sempre permite que o pai ou a mãe vá à escola. Mas agora podemos ver as notas de casa”, elogiou Rosana.

Além da nota individual, ainda é possível ver a média da turma e, assim, verificar como está o estudante em relação ao restante da classe. Segundo a secretaria, os pais ou alunos que quiserem reclamar de alguma nota devem enviar um e-mail para conexão@educacao.rj.gov.br.

De acordo com a secretaria, o serviço abrange 80% das escolas da rede estadual de ensino: ou seja, 1.150 dos 1.437 colégios estaduais. A secretaria não deu previsão de quando as outras 287 escolas vão ter acesso ao boletim na internet.

Já as escolas municipais do Rio dispõem do Boletim Escolar Online desde novembro de 2009, que pode ser acessado no site da Secretaria municipal de Educação. Nele, os pais podem verificar as notas dos alunos do 1° ao 9° ano.

Rede municipal vai ter aulas na internet
Além do Boletim Online, a rede municipal de ensino vai inaugurar, a partir de agosto, um outro serviço na internet: o site Educopédia. Através dele, os alunos do Ensino Fundamental vão contar com aulas digitais de reforço escolar. A princípio, apenas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa vão estar disponíveis. Mas a ideia é, na sequência, acrescentar outras matérias, como Ciência, História e Geografia.

As aulas digitais vão ser autoexplicativas, e vão contar com vídeos, animações, textos, podcasts, quiz e jogos. Os temas das aulas vão ser os mesmos das orientações curriculares seguidas pelos professores.

O conteúdo do Educopédia vai ser elaborado pelos próprios professores da rede municipal, que vão ser selecionados e capacitados por uma equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cada professor aprovado para realizar o Educopédia vai receber uma bolsa mensal de R$ 900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares