terça-feira, 25 de agosto de 2009

A febre das redes sociais no Brasil




Segundo estudo da consultora americana McCann, o Brasil é o 4º país no mundo que mais utiliza as redes sociais, atrás da Rússia, Índia e China. Foram analisadas 22.729 pessoas, com idade entre 16 e 54 anos. Um total de 69% dos brasileiros que responderam a pesquisa possui cadastro em ao menos uma rede social.

Atualmente, a maioria dos brasileiros que tem acesso à internet possui “obrigatoriamente” um e-mail e um cadastro em alguma rede social. Seja para encontrar velhos amigos, para trocar mensagens com os atuais, buscar um novo amor ou até encontrar um emprego, o fato é que o número de cadastrados nessas redes aumenta dia a dia, principalmente entre os jovens.

E qual a razão desse sucesso? No mundo digitalizado em que vivemos, a explicação está na possibilidade de acelerar uma ampla maneira de idéias a serem divulgadas, além da absorção rápida de novos elementos, até para chegar a um denominador comum. Ou seja, você faz um perfil, entra em uma comunidade que você gosta e nela, troca ideias e informações com pessoas que estão espalhadas pelo mundo.

As redes sociais têm papel importante na criação de uma identidade criativa nos adolescentes. Com uma ampla gama de novos conceitos, esses jovens podem, literalmente, “viajar na maionese”. Muitos deles, por exemplo, usam esse novo canal de interação entre as pessoas para executar projetos na escola, tornando-o visível para todos.

O assunto redes sociais ganhou tamanha proporção que até grandes empresas estão se cadastrando nessas redes para divulgar sua marca, seus produtos, enfim, o objetivo é criar um novo canal de comunicação com os possíveis consumidores. Esses fatos são comprovados pela pesquisa realizada pela McCann.

O curioso do estudo é que os quatro líderes do ranking (Rússia, índia, China e Brasil) não usam os sites americanos Myspace, Facebook e Friendster. Assim como na Índia, o Orkut tem, de forma disparada, a preferência dos brasileiros. Os motivos? Muito simples, a facilidade no manuseio e o receio com o que é novo. Além disso, as pessoas não se sentem vontade em administrar muitos perfis ao mesmo tempo.

As Redes Sociais no Brasil e no Mundo
Orkut
Usuários no Brasil – 24, 4 milhões
Usuários no Mundo – 70,7 milhões
Agrega mais de 70% dos usuários de internet no Brasil. Dificilmente perderá o trono a curto prazo.

Twitter
Usuários no Brasil – 2,7 milhões
Usuários no Mundo – 44,5 milhões
Cresceu 867% em pouco mais de um ano no Brasil. O país tem o maior número de twitteiros em relação ao total de usuários de internet.

MySpace
Usuários no Brasil – 2,5 milhões
Usuários no Mundo – 125 milhões
Apesar do crescimento em 400%, o número de usuários brasileiros em dois anos, recentemente a empresa fechou seu escritório local.

Facebook
Usuários no Brasil – 1,3 milhões
Usuários no Mundo – 250 milhões
Somou 340 milhões de visitantes únicos e, junho, ficando atrás apenas dos sites do Google, da Microsoft e do Yahoo.

(Dados da Revista Época, edição de 10/08/2009)

Notícias do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares