quinta-feira, 2 de março de 2023

INOVAÇÃO EM SAÚDE - Edital Inova Educação recebe inscrições até 9 de março

Parceria entre o MEC e a Fiocruz selecionará projetos que incentivem a inovação e o desenvolvimento tecnológico de pesquisas na área da Saúde.

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está com as inscrições abertas para o edital Inova Educação. Essa iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de produtos inovadores na área da Saúde, em especial de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os temas são voltados para a formação de profissionais de saúde no âmbito da educação superior e da pós-graduação. O período de inscrições será encerrado no dia 9 de março de 2023.

Essa seleção tem como foco os projetos provenientes de diversas unidades e escritórios da Fundação e está de acordo com as Políticas para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e de Acesso Aberto da Fiocruz, especialmente em relação às suas diretrizes para os Recursos Educacionais Abertos.

Essa chamada integra o Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, denominado Inova Fiocruz. O objetivo desse programa é promover a inovação de pesquisas na área de saúde, visando à entrega de conhecimento, produtos e serviços à sociedade, incentivando, ainda, ambientes favoráveis à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação em saúde – todas áreas de prática da Fiocruz.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, podendo ser utilizados ou adaptados por terceiros.

Uma publicação no ensino superior aponta que esses recursos podem ser cursos completos, materiais de curso, módulos, guias de estudantes, anotações de aula, livros didáticos, vídeos, ferramentas e instrumentos de avaliação, materiais interativos, dramatizações, softwares e aplicativos desde que tenham objetivos educacionais.

Com essa seleção interna, espera-se promover a inovação tecnológica educacional, contribuir para o avanço no desenvolvimento de processos formativos de profissionais de saúde e incentivar a cooperação entre as unidades da Fiocruz e as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Dessa maneira, é possível criar recursos educacionais inovadores, bem como a ampliação e adoção de práticas educacionais abertas.

Essa iniciativa prevê o recebimento de projetos desenvolvidos em cinco eixos temáticos:
  • Ações afirmativas, inclusão e acessibilidade na Educação;
  • Novas metodologias educacionais e ensino híbrido na Saúde;
  • Informações em Saúde;
  • Comunicação e Divulgação Científica em Saúde; e
  • Violência em Saúde.
O formulário eletrônico para envio de propostas está disponível no Portal Fiocruz. Acesse aqui.

fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares