quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

NOVA ESCOLA traz 246 questões de prova para facilitar o dia a dia do professor

Área traz perguntas que professores podem usar em avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências no Ensino Fundamental 1 
 
Você teve uma noite de sono mal dormida ou mau dormida? Qual é a diferença em centímetros entre um jogador que tem 1,95 m de altura e outro que tem 2,07 m de altura? Todos os animais comem o mesmo tipo de alimento? Pela primeira vez, NOVA ESCOLA traz questões de prova como essas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências que todos os professores poderão usar no dia a dia. São 246 itens para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º anos) nesta primeira versão da plataforma, que estará disponível a partir do dia 19 de janeiro, com acesso livre para serem usadas e reproduzidas. O material foi desenvolvido em parceria com a startup paranaense Questão D+ e foi elaborado por professores com décadas de experiência em sala de aula e revisadas e validadas por consultores da NOVA ESCOLA.

São questões originais que abordam temas como seres vivos, alfabetização, gêneros textuais, operações básicas, geometria e muitos outros. O formato das questões é exclusivo e traz orientações didáticas sobre o que o professor pode fazer antes e depois de aplicar as questões. A área surgiu para atender uma demanda grande e histórica dos professores, que buscam por esse conteúdo na internet. No levantamento realizado por NOVA ESCOLA no ano passado, a demanda por questões ficou entre as mais pedidas, assim como na pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) de 2015 elaborada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, que ouviu docentes de escolas públicas e privadas de todo o país. "Além de oferecer as questões, a plataforma de provas da NOVA ESCOLA avança em relação ao que está disponível hoje oferecendo orientações didáticas que ajudam o professor a aprimorar suas estratégias de ensino a partir do conteúdo avaliado", explica o coordenador de projetos da Associação Nova Escola, Gustavo Heidrich. "Para o desenvolvimento futuro da área, a ideia é ter também práticas de avaliação".

Para acessar as questões, é bem simples. O professor pode escolher o filtro por disciplina e/ou por ano. As questões trazem imagens e um painel que ajuda a situar o professor sobre qual conteúdo está sendo avaliado. É possível também imprimir e fazer o download da questão em arquivo de Word. Junto com o gabarito, há um questionário para que os professores opinem sobre a nova área e avaliem o conteúdo.

Acesse agora em novaescola.org.br/questoes ou no menu "Sala de aula"do site. 
 
FONTE: NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares