sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

“Festival Games for Change” na USP


Notícias Acessa Escola

Evento realizado pela USP, de 8 a 11 de dezembro, vai debater como os jogos digitais podem ajudar a transformar a sociedade

Já estão abertas as inscrições para o primeiro “Festival Games for Change” que acontece no Brasil na próxima semana, entre os dias 8 e 11 de dezembro, em São Paulo. Os interessados em participar do evento, trazido para cá pela Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), podem se inscrever gratuitamente pelo site www.gamesforchange.org.br até o dia 7 de dezembro. As vagas são limitadas. Mas toda a programação será transmitida ao vivo pela internet.

Entre palestras, mesas-redondas, fóruns e oficinas, com a participação de conferencistas nacionais e internacionais e apresentações de games inovadores, serão mais de 30 horas de atividades ao longo dos quatro dias. “Vai ser, sem dúvida alguma, o maior evento da América Latina sobre o potencial benéfico dos games em educação, saúde, empreendedorismo, transformação social e cultural”, diz Gilson Schwartz, coordenador daCidade do Conhecimento da USP.

As atividades vão acontecer em quatro diferentes lugares. No primeiro dia, quinta-feira, será na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). No dia seguinte, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Museu da Imagem e do Som (MIS) vai receber os encontros dos dois últimos dias. “Durante os quatro dias esperamos mais de mil participantes interessados em compreender, debater e criticar o potencial benéfico dos games”, diz Schwartz. Ele lembra que os inscritos devem retirar suas credencias até 30 minutos antes do início de cada atividade.

O público do festival deve ser formado principalmente por estudantes universitários, professores de educação básica e de nível superior, pesquisadores, game designers, empreendedores e gestores públicos.

Rede G4C
 
A rede internacional Games for Change (G4C) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover pesquisa, criação, inovação e disseminação de jogos digitais voltados à transformação social. Tentar selar a paz entre dois países que vivem em guerra, buscar meios de colaborar para a reconstrução de um lugar arruinado por uma catástrofe ambiental ou encontrar uma solução para o trânsito caótico das grandes metrópoles são alguns exemplos dos desafios que os jogadores enfrentam nesses games. “São jogos desenvolvidos com o intuito de sensibilizar as pessoas, fazer com que elas reflitam mais e melhor sobre problemas e questões relacionadas ao meio ambiente, à sociedade, à economia, entre outros”, explica Schwartz.

Prêmio
Durante o festival, também serão conhecidos os vencedores do 1º Concurso Games for Change, que recebeu diversos projetos de jogos digitais em três categorias. Os projetos ganhadores serão apresentados no Latin America Game Summit, que acontecerá em Nova Iorque em junho de 2012.

Sobre a Cidade do Conhecimento

É um grupo de pesquisa que desenha e implementa iniciativas de Emancipação Digital conectando a Universidade de São Paulo a centros de pesquisa, empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil. O projeto é associado ao Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP e liderado pelo Departamento de Cinema, Rádio e TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares