terça-feira, 23 de agosto de 2011

Your Paintings reúne online quadros de museus e galerias

O Your Painting (“Sua Pintura") é um interessante espaço virtual criado pela rede de notícias britânica BBC junto com a organização Public Cataloque Foundation. O objetivo do site é reunir online as mais de 63 mil pinturas a óleo que se encontram pelos cerca de 1800 museus e 850 galerias da Grã Bretanha. Mas se você acha grande o número de obras disponíveis, saiba que o objetivo dos responsáveis pelo projeto é atingir a marca das 200 mil telas online.

A navegação pelo site 

Para aqueles que dominam o inglês o site oferece opções de navegação muito interessantes. Você pode visitar as galerias acompanhado de especialistas e historiadores de arte. Pode, por exemplo, fazer uma visita guiada pela historiadora Mary Beard, especialista no período clássico, professora de Cambridge e editora do Times Literary Supplement. Ela percorre pinturas sobre a mitologia greco-romana. Já na visita guiada pelo crítico Waldemar Januszczak, você irá conhecer os fatos que estão por trás das pinturas Impressionistas que fazem parte do acervo de arte das galerias.

Mas se você não domina o idioma de Shakespeare não se preocupe pois navegar pelo ambiente não é tarefa difícil. O site está organizado de forma a permitir a visualização das obras por região, uma vez que as galerias estão separadas por zonas geográficas. Por outro lado, existe um sistema de busca que permite a pesquisa tanto por obra como por pintor.


Uma nova etapa do projeto que ainda não tem previsão de ao ar, irá disponibilizar para os internautas uma ferramenta para que cada um monte sua própria galeria.


Uma bela diversão para todos os que amam as artes e, em especial, a pintura!


Clique aqui para ver o "Your Painting" e viajar no mundo das pinturas.

Notícias Acessa Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares