segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PORTAS VIRTUAIS - Museus da Fundaj abrem portas virtuais ao público na 14ª Primavera dos Museus

Ações simultâneas serão realizadas pela Coordenação de Ações Educativas do Museus do Homem do Nordeste e do Engenho Massangana, de 21 a 27 de setembro. Transmissão será pelo YouTube da Fundação

Corredores percorridos com o deslizar de um mouse e obras vistas de perto. Com o isolamento social e as portas dos equipamentos culturais fechadas, as formas de visitação aos museus de todo o mundo foram reinventadas. Transformações essas que entram na agenda de discussão da 14ª Semana dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de sua Diretoria de Memória, Educação Cultura e Arte (Dimeca), participa da ação nacional, de 21 a 27 de setembro, com transmissão pela sua conta oficial no YouTube.

As atividades serão desenvolvidas pela Coordenação de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, e o Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

As ações começarão às 9h da segunda-feira (21).

Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, essa edição da Primavera dos Museus na Fundaj preparou quatro atividades: o Museu Vai à Escola, o Conheça o Museu com uma peça, o Ligeiro no Muhne e o Papo de Cozinha.

As oficinas serão gravadas nos ambientes dos museus, seguindo as recomendações de higiene e distanciamento. Cuidados presentes, também, no preparo dos kits que serão enviados às escolas.

Para efetivar os objetivos da iniciativa, todas as plataformas oficiais da Fundaj estarão dedicadas exclusivamente à Semana. No YouTube, o público assistirá às conversas promovidas pelo Papo de Cozinha, que trabalha de forma continuada as reflexões abordadas no livro Nordeste: Identidade Comestível (Editora Massangana, 2020). Também haverá atividades interativas pelo Instagram do Muhne e do Engenho Massangana, como o Quiz Virtual.

Conheça as ações

Museu Vai à Escola: uma síntese geral da proposta será enviada, por carta, a instituições educacionais e organizações coletivas. O objetivo é iniciar um diálogo com esses espaços, apresentando o Muhne e o Engenho Massangana, trocando informações e construindo coletivamente atividades e temáticas que serão apresentadas em parceria. Com a ação, a expectativa é de acolher demandas da sociedade, que deverão ser incorporadas ainda mais aos equipamentos. Visitas, aulas, debates e atividades educativas serão promovidas virtualmente. Com a retomada das aulas presenciais, o projeto será realizado no espaço físico das escolas.

Papo de Cozinha: conceitos de identidade, memória e afetividade estarão presentes na abordagem multidisciplinar da ação. Tendo como base o livro Nordeste: Identidade Comestível, fruto de pesquisa do Muhne, serão promovidos conversas e debates sobre os embates, confraternizações e tradição próprios às cozinhas nordestinas. Disponibilizados em vídeos, os momentos serão acompanhados do desenvolver de receitas regionais e um bate-papo em torno das receitas e do fazer gastronômico. Serão convidados a participar os profissionais e responsáveis pelo livro e produtores e comerciantes de alimentos.

Ligeiro no Muhne: trailers descontraídos, curtos e de fácil compreensão. Os equipamentos culturais da Fundaj ocuparão as redes sociais em vídeos de até 1 minuto. As produções multimídia contarão com a presença dos educadores do Museu estreitando o diálogo com o público, apresentando peças dos acervos museológicos e imagens da Villa Digital, do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra), da Fundaj. Além de ampliar o repertório iconográfico e cultural do público, a ação espera aguçar a curiosidade dos futuros visitantes aos espaços no pós-pandemia.

fonte: MEC

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