sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Jogo educativo alerta a importância da vacinação

Vacinax integra iniciativas de difusão do conhecimento do CDMF, centro de pesquisa sediado na UFSCar

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de lançar o Vacinax, jogo com o intuito de incentivar a vacinação e reforçar sua importância. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No desenvolvimento de jogos, o Centro atua em parceria com a equipe da Aptor Software, empresa spin-off que surgiu no ambiente da UFSCar e, também, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

No Vacinax, o papel do jogador é o de controlar um linfócito T (célula que age na defesa do nosso organismo), que se locomove no corpo humano (um labirinto) identificando e destruindo células infectadas. Inicialmente, por não possuir anticorpos específicos, o linfócito não é capaz de identificar todas as células comprometidas. Conforme o jogo progride, o corpo em que o jogador se encontra é vacinado e, então, ele pode escolher quais aspectos deseja melhorar nas suas células de defesa. Dentre as melhorias possíveis estão o tempo de vida do linfócito, a capacidade de identificar mais células infectadas e a quantidade de células que o linfócito consegue destruir.

A vitória é alcançada quando o jogador consegue identificar e destruir todas as células infectadas no organismo. O jogo conta com várias informações valiosas sobre vacinação e sua importância, que vão sendo mostradas para o jogador enquanto ele progride.
 
Vacinax pode ser acessado no portal do Ludo Educativo.
 
Fonte:
CPP
https://www.cpp.org.br/informacao/noticias/item/12867-jogo-educativo-alerta-a-importancia-da-vacinacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares