quinta-feira, 24 de maio de 2018

PARANÁ - Secretaria lança livro digital para impressão 3D

A Secretaria de Estado da Educação lançou o livro digital “Impressão 3D: imaginar, planejar e materializar”, como introdução à prototipagem e a impressão em 3D. O material foi produzido com o objetivo de apresentar aos professores alternativas ao processo de ensino e aprendizado relacionado à educação tecnológica.

Elaborado por professores do Quadro Próprio do Magistério que atuam no Departamento de Tecnologias Educacionais da Secretaria da Educação, o livro é inédito no Brasil e está disponível com licença aberta Creative Commons.

Ele foi feito para introduzir as escolas na discussão e reflexão sobre as possibilidades de uso da impressão 3D na educação e processo de modelagem e impressão 3D.

Desde o ano passado a Secretaria da Educação oferta oficinas de impressão 3D no Seed Lab (laboratório de tecnologia digital) para professores e estudantes.

A publicação é direcionada para os educadores, com sugestões de atividades e reflexões quanto à abordagem da temática em sala de aula.

TECNOLOGIA – Em 2016, a Secretaria deu início ao programa Conectados, para melhorar o parque tecnológico das escolas paranaenses. No ano passado, o Conectados 2.0 envolveu 500 escolas que ofertam educação em tempo integral no turno único, escolas rurais, unidades que trabalham com salas de recursos multifuncionais e escolas que já incorporaram as tecnologias em seu dia a dia.

Cada uma escolheu, a partir de uma listagem, um tipo de kit tecnológico para ser integrado à escola. Neste ano, no início do ano letivo, 23 escolas da rede estadual de ensino receberam kits com impressora 3D, filamento (plástico para impressão em 3D), cartão de memória e material de apoio para uso do equipamento.

O e-book está disponível para download no endereço https://goo.gl/znXTC9. Uma das animações criadas pela equipe apresenta de forma rápida o que é uma impressora 3D e pode ser acessada no endereço https://goo.gl/jca2FN. 
 
FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares