quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

MINAS GERAIS - Portal Educação Interativa

Plataforma digital dinamiza o processo de ensino e aprendizagem

Estudantes, professores, gestores escolares e o público em geral têm, agora, mais uma ferramenta para estudo e compartilhamento de conteúdos educativos -Portal Escola Interativa. Totalmente gratuita e colaborativa, a plataforma virtual busca dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando no planejamento e trabalho das competências, habilidades e conteúdos curriculares da Educação Básica nas diferentes áreas do conhecimento.

Realizado em parceria com o Instituto Natura, Instituto Inspirare e Fundação Telefônica/Vivo, o Portal insere-se na proposta de inovação tecnológica da Secretaria de Educação e garante o direito à aprendizagem a todos os estudantes mineiros. 

A plataforma

Com o intuito de formar uma comunidade de aprendizado, o Escola Interativa é fruto do Escola Digital, que está presente em municípios de 20 estados do Brasil, e conta com quase 15 mil objetos digitais de aprendizagem.

Na página inicial do portal, os visitantes têm acesso às disciplinas curriculares do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação Infantil, apresentados nas mais diversas mídias – aplicativo móvel, animação, áudio, jogo, infográfico, áudio digital, livro digital, entre outros.

Apoio ao professor

Além do conteúdo curricular, o portal possui um espaço para apoio ao professor, que contém material pedagógico, planos de aulas detalhando o planejamento para se desenvolver determinado conteúdo a partir de um recurso digital, além das principais notícias sobre as políticas educacionais do estado. 

Para os professores e gestores, o Escola Interativa ainda oferece, gratuitamente e a distância, o Curso Tecnologia na Educação. Com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação e duração de 40 horas, o curso auxilia os profissionais a utilizarem a plataforma no espaço escolar para construção de saberes, resolução de problemas, divulgação e tratamento da informação.

A plataforma será mantida com conteúdo elaborado pela Secretaria de Educação, com material disponível no Portal da Educação e com sugestões de professores e do público em geral. Interessados em colaborar, sugerindo objetos digitais de aprendizagem ou plano de aula, deverão realizar um cadastro prévio na própria plataforma. Após o envio, o material será analisado pela Curadoria do Portal, composta por servidores do órgão central da Secretaria de Estado de Educação, e disponibilizado aos usuários.

FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares