quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Portal de Periódicos disponibiliza base de dados com informações históricas

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza gratuitamente aos usuários uma base que reúne dados históricos que contemplam os últimos 400 anos de informações publicadas em grandes veículos de comunicação internacionais: a Gale NewsVault, da editora Gale Cengage Learning.

A plataforma reúne arquivos com mais de 10 milhões de páginas digitalizadas dos jornais The Economist, Financial Times, Liberty Magazine, Listener, Picture Post, Sunday Times e Times. Na base é possível realizar pesquisa cruzada dos dados, procurar os jornais publicados numa mesma data, visualizar publicações em tela cheia, salvar, marcar e imprimir resultados, entre outras funcionalidades.

As coleções disponibilizadas pela Gale NewsVault estão listadas abaixo com mais detalhes. A plataforma deve ser acesso pela opção Buscar base do Portal de Periódicos.

Economist Historical Archive
Edição fac-símile completa do The Economist – jornal semanal considerado leitura essencial para pessoas envolvidas em política, assuntos correntes e aspectos de comércio e negócios em todo o mundo. São mais de 600 mil páginas de arquivos de fonte primária multidisciplinar para pesquisas.

Financial Times Historical Archive
Versão de pesquisa de um dos jornais diários de negócio mais respeitáveis do mundo. Cada artigo e propaganda já impressos no papel podem ser pesquisados e navegados individualmente, página por página. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa abrangente e imparcial, principalmente para estudiosos de assuntos públicos e história econômica e financeira dos últimos 120 anos.

Liberty Magazine Historical Archive
A liberdade floresceu quando as revistas ilustradas eram a forma mais importante de entretenimento em massa. Foi uma época de grande criatividade e crescente envolvimento nos assuntos mundiais. A coleção digital da Liberty Magazine oferece aos usuários a oportunidade de visualizar esse período e suas consequências: como traçou humores, atitudes, estilos de vida, modismos e fortunas da classe média americana.

Listener Historical Archive
Desenvolvido como meio para a reprodução de transmissões, o Listener foi um semanário publicado pelo conhecido veículo BBC News. O arquivo completo é um testemunho da história intelectual e cultural do século XX, além de incluir os anos de ouro do rádio e da televisão.

Picture Post Historical Archive
Contém dados sobre o pioneirismo do fotojornalismo, incluindo um conjunto de fotógrafos extraordinariamente talentosos. O Picture Post foi lido por cerca de 80% da população britânica no seu auge, segundo o próprio jornal. Trata-se de um bom recurso para estudar as questões sociais e políticas internacionais do dia a dia e como elas foram inseridas na consciência popular.

Sunday Times Digital Archive
O jornal Sunday Times ficou conhecido por fornecer análises com comentários ponderados sobre as principais notícias da semana e da sociedade em geral. As pautas vão desde assassinatos a temas como teatro, esportes e política – todos com abundância de detalhe narrativo. Em mais de 800 mil páginas, o arquivo é uma porta de acesso para dados sobre crimes, carreiras e cultura dos últimos 180 anos.

Times Digital Archive
Conhecido como o "jornal mundial de registro", o Times cobriu os principais eventos internacionais da Revolução Francesa, que incluiu conflitos, crises e mudanças do século XXI. Isso torna este arquivo um recurso de alta relevância para estudantes e pesquisadores do mundo inteiro.

(Com informações do Portal de Periódicos)

FONTE: CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares