segunda-feira, 15 de agosto de 2011

KidRex - O Google para crianças


Antigamente a preocupação dos pais era de educar bem seus filhos e cuidar para que eles não aprendessem coisas erradas na rua ou com estranhos. Porém, hoje a realidade é outra e, com o advento da internet, controlar toda a informação a que os filhos ficam expostos é impossível, pois você tem que trabalhar e fazer outras tantas atividades. Para facilitar, a equipe do Google criou o KidRex, um site de pesquisa como o Google, mas voltado para crianças.

Utilizando o KidRex, seus filhos encontraram sites aprovados pela equipe do site (Google Custom Search). Os profissionais responsáveis pela manutenção do KidRex realizam pesquisas e atualizações constantes e desenvolvem ferramentas que passam a bloquear sites impróprios e conteúdos adultos. Os pais que respiram aliviados agora, no entanto, devem manter a atenção, pois apesar dos esforços, sempre há a possibilidade de alguns canais furarem o bloqueio.

Assim, você também pode colaborar para que sites indesejados sejam bloqueados pelo KidRex, caso eles ainda não sejam. Basta entrar na página, clicar na opção “Parents” e escolher o item “Webpage Removal Request Tool”. Logo, você deverá digitar o endereço do site no campo “Webpage address”, escrever as palavras que utilizou quando fazia a pesquisa e encontrou este site, além de informar seu nome, e-mail e deixar seu comentário.

Além disso, dentro da opção “Tips for Online Safety”, pertencente a guia “Parents”, existe dicas para os pais de plantão. O texto fala sobre segurança na internet e recomenda que os pais deixem o computador num local onde as atividades que os filhos realizam podem ser observados constantemente.

Uma dica de especialistas na área é orientar o filho sobre o uso da internet e procurar estar sempre por perto enquanto ele navega, pois assim há possibilidade de auxiliá-lo na compreensão sobre o que pode e o que não pode ver.

Mas quem pensa que o Kidrex é uma opção chata ou limitante para pesquisas está enganado. O site é todo personalizado com traços infantis bem coloridos e o ícone é um tiranossauro Rex bem simpático.

E atenção: ao utilizar o KidRex é normal que as páginas em português apareçam no final da primeira página, ou ainda nas páginas seguintes, por ser um serviço americano. Mas com a popularização da ferramenta cada vez mais os links nacionais despontarão no início da pesquisa.

Notícias ACESSA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares