quarta-feira, 11 de maio de 2011

MG Parceria da SEE com a Google vai possibilitar a criação de três milhões de contas de e-mail

Devem ser criadas contas para servidores e alunos da rede estadual. Usuários também terão acesso a 59 ferramentas do Google Apps Edu.
Até dezembro deste ano as mais de 3.800 escolas estaduais de Minas Gerais, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e os cerca de 2,4 milhões alunos da rede estadual de ensino já devem ter uma conta de webmail do Google. Servidores e alunos vão ter acesso a um conjunto de 59 ferramentas do Google Apps Edu, como o Gmail beta, Google Calendar e o Google Docs, a última oferece aos usuários acesso ao Word, Excel e Power Point, sem que ele tenha os programas instalados no computador, basta estar conectado à internet. Segundo o Superintendente de Tecnologias Educacionais, Hudson Oliveira, as ferramentas terão a função de ampliar as possibilidades de comunicação e disseminação de conhecimento entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), SREs e escolas.
A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a empresa Google e a Secretaria. A primeira parte do projeto foi a migração de serviço de webmail de todos os servidores do órgão central da SEE, o que aumentou em 150 vezes a capacidade de armazenamento das contas de e-mail, fez com que os webmails institucionais pudessem ser acessados de qualquer máquina e possibilitou o acesso a todas as ferramentas do Google Apps Edu. Depois foram criadas contas de e-mail para todas as Superintendências e escolas da rede estadual de ensino. Mais de sete mil contas já foram criadas e a expectativa é que, com a criação de contas para os alunos, até dezembro sejam criados cerca de três milhões de webmails.
O projeto também prevê a criação de Núcleos Tecnológicos nas SREs, que será composto por, pelo menos, um representante da SEE e que terá a função de capacitar servidores das SREs para orientar os grupos gerenciais que devem ser montados nas escolas. Esses grupos deverão gerenciar o uso das ferramentas pelas instituições de ensino. Segundo o Superintendente de Tecnologias Educacionais, Hudson Oliveira, as ferramentas possibilitam aos usuários a capacidade de criar, entre outras coisas, fóruns, blogs, grupos de estudo e sites. “Os professores poderão utilizar as ferramentas do Google Docs, por exemplo, nas aulas, associando assim os recursos tecnológicos com pedagógicos, tornando a aula mais atrativa. Os alunos também vão poder montar grupos de estudos, que contam com a participação de estudantes de outras escolas. Para isso basta que eles também tenham acesso a rede”.
As mais de 70 pessoas que trabalham na SRE de Leopoldina já tiveram suas contas de webmail migradas e utilizam as 59 ferramentas do Google Apps Edu. Segundo a diretora da Superintendência, Maria José Marques Ferreira, as novas ferramentas têm facilitado o trabalho na SRE. “Depois que os e-mails foram modificados a qualidade do serviço melhorou e ficou mais rápido também. Além disso, a integração proporcionada pelas novas ferramentas ajuda na execução do trabalho na SRE”. O núcleo tecnológico da Superintendência também já foi formado e, assim como todos os outros núcleos, deve iniciar a capacitação dos grupos gestores das 34 escolas da rede estadual de ensino que pertencem à jurisdição da Superintendência, ainda no mês de maio.

PORTAL DA EDUCAÇÃO MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares