domingo, 22 de novembro de 2009

Pesquisando as ciências naturais na Internet


Google Imagens




Anteriormente, quando abordamos a pesquisa escolar nas áreas de Geografia e História, vimos que a popularização do uso do computador trouxe um elemento novo para o trabalho de pesquisa tanto de estudantes como de seus professores. Estamos falando da Internet e do seu manancial de portais, sites e blogues especializados, voltados para os mais diferentes assuntos, escolares ou não.

O que veremos agora é que tipo de ajuda a Internet pode oferecer aos pesquisadores das áreas das ciências da natureza e do meio ambiente.

Como a área das ciências naturais é bastante ampla e como, dentro dela, a questão ambiental merece um destaque especial, faremos a indicação dos links levando em conta a seguinte divisão:

BIOLOGIA

Biólogo.com: Talvez o mais completo site sobre o assunto em língua portuguesa. Traz uma infinidade de textos, vídeos, imagens abordando as disciplinas da área. É, também, uma porta de entrada para diversos outros endereços web das áreas científicas através de links que podem ser acessados por: Área, Tema ou Instituições. Chamamos a tenção especial para a seção bioVideos que possui um acervo amplo, variado e muito interessante.
-Para acessar clique:
Biólogo.com

Anatomia e Fisiologias Humanas: Site criado pela Profa. Ana Luísa Miranda Vilela de Brasília e que aborda a estrutura e funcionamento do organismo humano através de textos e imagens bastante didáticos..
-Para acessar clique:
Anatomia e Fisiologia

Uol Bichos: Com uma divisão do assunto em áreas temáticas, o site apresenta as várias espécies de bichos já conhecidos ou pouco conhecidos. Relata histórias narradas por donos de animais, diz como adotar animais domésticos e indica vários sites que falam de animais. Tudo isso acompanhado de muitas fotos.
--Para acessar clique:
Uol Bichos




MEIO AMBIENTE/ECOLOGIA

Árvores do Brasil: Site dedicado ao estudo e identificação de árvores nativas do Brasil, especialmente da região do Rio Doce, área de Mata Atlântica e transição para o Cerrado.
Trata-se de um importante instrumento para todos aqueles que estão interessados em conhecer uma parte importante da rica flora brasileira.
-Para acessar clique:
Árvores do Brasil

ECO: Site de jornalismo ligado voltado para as questões ambientais. Segundo seus autores o ponte de vista do site é a conservação da natureza. Nessa medida, acha que “as leis ambientais existem para serem cumpridas por todos porque todos os brasileiros têm direito à saúde ambiental.
Tem um material bastante diversificado: reportagens, arquivos de vídeo, áudio, fotografias etc.
-Para acessar clique:
Eco

Canal Kid Meio Ambiente: Trata da questão ambiental numa linguagem própria para crianças. Aborda temas os mais variados: desde os riscos que ameaçam a vida animal e vegetal no planeta até a questão das enchentes nos dias de hoje. Possui um texto gostoso de ser lido, imagens adequadas para o público infantil além de áudio e animações.
-Para acessar clique:
Eco


QUÍMICA

Bússola Escolar:
Traz uma infinidade de links para sites de ciências em especial Astronomia, Química e Física. Voltado mais para estudantes do Nível Médio e pesquisadores adultos.
-Bússola Escolar Ciências

Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas – LAPEQ/USP:
Voltado principalmente para professores. Oferece material didático de apoio para o trabalho em sala de aula e aprofundamento de conteúdos.
-Para acessar clique: LAPEQ/USP



ACESSA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares